Os motores marítimos precisam de água o tempo todo, ponto final.

Nunca dê partida em um motor de popa sem a circulação adequada de água.
Não há problema em operar um motor de popa em terra quando houver
abastecimento de água (por meio de protetores de ouvido ou conexões de
mangueira), mas eles nunca devem dar partida a seco. Nem mesmo por um ou
dois minutos. O aumento do calor não é o único problema em questão. O impulsor
da bomba de água precisa de água para lubrificação e, com uma partida a seco do
motor, esse impulsor pode ser danificado em questão de segundos.
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Uma hélice danificada ou dobrada pode causar problemas, como soltar
porcas e parafusos. Uma hélice danificada ou dobrada não é ruim apenas para o
motor, é ruim para todo o barco. O problema é a vibração. Um suporte torto ou
danificado pode causar todos os tipos de vibrações graves, o que por sua vez
abusa dos rolamentos e vedações. Deixar o motor de popa parado é realmente
prejudicial. As vedações encolhem, a graxa acumula poeira, ocorre condensação e
as peças corroem. Uma das piores coisas que você pode fazer por qualquer motor
marítimo é deixá-lo sem uso por meses seguidos.